Família


Minha Mãe


Certa vez conheci uma Mulher.
Uma Mulher diferente
Das de sua época.
Evoluída.

Uma Mulher com sua história
De felicidade e sofrimento
Uma Mulher de sentimento!
Uma Mulher consciente
Que se dava... Que se envolvia...

Tudo que era seu,
Naturalmente dividia...
Uma Mulher que nasceu pobre
E morreu pobre...
Uma Mulher nobre!


Uma Mulher sem preconceitos
Amiga de brancos e pretos
Respeitada e amada
Em qualquer classe social...
Uma Mulher liberal!

Um dia percebi
Que no íntimo do seu ser
Guardava a nostalgia da perfeição...
Uma Mulher de coração!
Uma Mulher amiga... Leal...
Uma Mulher total!
Uma Mulher que não capitalizou
Em seu próprio benefício.
Até se negou a isso.
Uma Mulher onde a justiça,
A bondade,
O amor
Transbordavam do seu interior

Com um brilho tão intenso,
Que se refletiam num espaço imenso.
Uma Mulher que se foi
Mas deixou uma herança
Do tamanho da esperança,
O seu exemplo.

Esta Mulher
A quem eu tanto devo
Está presente em todos
Os meus momentos.
Esta Mulher 
Que conheci tão de perto
E que partiu sem adeus,
Que me deixou tão cedo
Era simplesmente
Minha mãe.

Sony Cunha







Carta ao meu avô
Querido avô, quem me dera que esta simples carta, conseguisse chegar às tuas mãos, era sinal que estavas aqui comigo, mas tu partiste e deixaste-me aqui sozinha pensando em ti, sentindo saudades tuas.
Avô lembras-te daquelas nossas conversas debaixo da tua varanda, em que tu contavas como era a tua vida de pequenino, que andavas descalço de calças rotas, correndo pelos campos, fazendo patifarias com os lavradores teus vizinhos?... Lembro que dizias que quando jovem eras muito namoradeiro, que andavas rondando as moças de toda a redondeza e segundo eu via nas fotos eras bonito, forte e robusto.
Contaste da minha avó. das dores de cabeça que lhe provocavas com as outras rivais da tua terra,  que conseguiste chegar ao seu coração por algo simples, mas divertido, parece que ela estava a lavar no tanque da aldeia e tu avô fizeste o favor de pedir aos garotos que esperassem que ela saísse do tanque e tombassem a bacia com a roupa lavada. As crianças assim o fizeram, sabiam elas que iam ganhar rebuçados com isso, bem a avó ficou fula e atrapalhada, mas tu gentilmente foste ajudá-la.
Ganhastes uns pontos com ela, pois ficou grata pela ajuda embora ela fosse de dar pouca confiança. Lembro que ela deu muita luta, era severa, mas linda demais segundo tu me contavas. Que pena que sinto por não a ter conhecido, vi as tuas lágrimas rolarem pela face, com saudade, como tu amaste-a, eu sentia isso da maneira, como falavas dela  e isso enternecia o meu coração de amor.
As nossas conversas eram longas, adorava ficar no teu colo e ficar horas a escutar as tuas histórias de vida. Como eu aprendi contigo, que exemplos de vida tu me davas, jamais te sentias um velho, queixar de dores nunca te ouvi, nem lamentos, eras o meu herói, o meu “vovô” tão querido.
Lembro de te perguntar, porque morriam as pessoas e iam para debaixo da terra, nunca me deixavam ir a funerais e isso confundia-me. Sorrindo, sempre sorrindo tu falavas que um dia estarias no céu velando-me, serias o meu anjo da guarda, estranho que hoje eu sinto isso mesmo, quando a vida me surpreende com de coisas negativas que me fazem sofrer, sinto nesses momentos que tu estás comigo dando-me força, como se estivesses conversando comigo.
Meu querido avô, onde quer que tu estejas, não deixes de velar por mim, preciso estar no teu colo segura, desabafando as minhas tristezas e sentindo o teu lindo brilho no meu olhar e o teu sorriso, assim a  minha alma permanecerá iluminada.
Onde quer que tu estejas, envio-te um eterno beijo de saudade. De quem nunca te esquecerá.


Tua neta.


Sony Cunha








O tempo passa? Não passa no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça do amor, florindo em canção.
O tempo nos aproxima cada vez mais,
nos reduz a um só verso e uma rima de mãos e olhos, na luz.
Não há tempo consumido nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido de amor e tempo de amar
O meu tempo e o teu, amado, transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada, amar é o sumo da vida.

1 comentário:

  1. Adorei tudo que li no seu blog, que encontrei por acaso já a algum tempo. Esta carta é maravilhosa, reporta-me a situações pessoais muito parecidas e que me provocam muita nostalgia. Encontrei-a igualmente no face, como amiga de amigos comuns e gostaria de ser sua amiga, para poder apreciar tudo que faz. continue fazendo o que bem sabe. continuarei a ser espectadora dos seus trabalhos.

    ResponderEliminar